Skema > Todas os noticias > alumni-skema-unicornio-choco

Grégoire Ambroselli, Alumni por trás do unicórnio Choco

Publicado em 05 de julho de 2022

Grégoire Ambroselli, ex-aluno da SKEMA Business School, é um dos cofundadores da plataforma franco-alemã Choco, que facilita a gestão de pedidos entre restaurantes e fornecedores. Avaliada em € 1,12 bilhão, a startup se tornou um unicórnio há algumas semanas.

Por trás do Choco, a nova joia da foodtech, está um Alumni da SKEMA. Grégoire Ambroselli, é de Rouen e graduado pelo programa de Mestrado em Gestão (PGE) da SKEMA.

Ele estudou no campus Sophia Antipolis e passou dois semestres no exterior no campus Suzhou na China e em Raleigh, EUA. "Entrei na SKEMA em 2011, logo após a sua criação/fusão pela renovação e modernidade que a escola trouxe para o mundo das escolas de negócios. Gostei muito das minhas orais em Lille, bem como da ambição da Reitora e Presidente Executiva Alice Guilhon. Encontrei bons amigos lá", diz Grégoire.

Motivado por uma missão específica

Após experiências profissionais na Austrália e Singapura na Rocket Internet, o empresário decidiu com antigos colegas alemães criar a Choco entre Paris e Berlim em 2018. "Queríamos resolver um problema de grande escala. Focámo-nos na alimentação e em particular na cadeia de abastecimento da restauração. É um mercado enorme, muito fragmentado e pouco transparente, que gera muito desperdício de alimentos. Nosso objetivo é limitar ao máximo o desperdício de alimentos neste segmento específico. É um trabalho realmente aprofundado", explica.

Digitalização da cadeia de abastecimento alimentar

A equipe Choco está atualmente pensando em digitalizar a cadeia de suprimentos, que une produtores, fornecedores e donos de restaurantes, desenvolvendo um aplicativo simples e eficaz.

Esta seria uma grande revolução para um setor onde tudo ainda é feito "à moda antiga", em papel ou em uma secretária eletrônica. "Precisamos trazer uma indústria offline online. Para isso, desenvolvemos um aplicativo semelhante ao WhatsApp, que nos permite centralizar e digitalizar todos os pedidos: açougues, horticultores, etc.", comenta.

Em média, um restaurante tem cerca de dez fornecedores. A Choco economiza tempo ao fazer pedidos e, acima de tudo, reduz erros na cadeia de suprimentos e menos desperdício. Enquanto o serviço é oferecido gratuitamente e sem compromisso, um pacote premium está disponível para fornecedores que desejam digitalizar toda a sua base de clientes em tempo recorde.

15.000 proprietários de restaurantes reivindicaram

Hoje, a Choco está presente nos Estados Unidos, França, Bélgica, Alemanha e Espanha e emprega 400 pessoas, além de trabalhar com mais de 15.000 donos de restaurantes. Entre eles estão alguns grandes nomes: o Bristol em Paris e a padaria e confeitaria The Cédric Grolet.