Skema > Todas os noticias > alumni-skema-jornada-bicicleta-corais

Alumni da SKEMA em uma jornada de bicicleta de 17.000 km para salvar corais

Publicado em 16 de setembro de 2022

Em 18 de junho de 2022, Charles Steinmyller, 29 anos, ex-aluno do programa de Mestrado em Gestão da SKEMA, partiu em uma viagem de 17.000 km de bicicleta da Normandia ao Extremo Oriente, ao longo a lendária Rota da Seda. Esta aventura tem um objetivo: angariar fundos para salvar os corais.

"Eu queria ir em uma aventura para fazer algo diferente da vida cotidiana", explica Charles Steinmyller. Em junho, o ex-aluno decidiu tirar uma licença sabática de seu cargo de gerente de marca do Grupo Procter & Gamble em Genebra e embarcar em uma jornada pela Europa e Ásia, de bicicleta, pela mítica Rota da Seda. "Esta viagem é uma oportunidade para eu voltar no tempo, na Rota da Seda, uma rota que remonta às próprias origens do comércio. Para mim, é um desafio extraordinário, pois envolve ir de um oceano a outro, da Normandia a Cingapura", diz ele.

Atualmente em Dubai, ele diz estar impressionado com a recepção calorosa que recebeu no Irã. "Cada aldeia tem um sabor especial e esta viagem é propícia à introspecção", explica.

Um trotador do mundo da SKEMA

Aluno brilhante com uma carreira promissora, tendo trabalhado para a Mondelez e atualmente gerente de marca da Tampax, do grupo Procter & Gamble, Charles Steinmyller ainda tem boas lembranças de seus anos na SKEMA, que passou entre Lille, Raleigh e Campus Belo Horizonte. "Gostei muito da facilidade com que a escola me possibilitou explorar culturas de todo o mundo. Queria ver como era a vida estudantil americana", diz ele com um sorriso. "Tive facilidade em encontrar um emprego, graças à grande rede SKEMA Alumni. Sinto um forte sentimento de pertencimento à escola. Hoje, sou o representante da SKEMA Alumni na Suíça", acrescenta.

Salvando a vida marinha

A jornada de Charles é motivada pela conservação ecológica. Durante sua aventura, o ex-aluno arrecada fundos para a Coral Gardeners, uma organização que cria corais nas águas azul-turquesa da Polinésia Francesa, na pequena ilha de Mo'orea, a ilha irmã do Taiti. Desde que deixou a Normandia, ele já arrecadou € 5.000. "Quis dar sentido a essa aventura e fazer algo relacionado às questões ambientais. Acho que financiar um viveiro de corais é uma boa causa", diz.

Previsão de chegada em novembro

Charles planeja chegar a Cingapura, seu destino final, no final de novembro. Para chegar lá, ele percorrerá em média entre 140 e 150 quilômetros por dia, com picos de 400 quilômetros. Ele planeja retornar à Europa em um navio porta-contêineres, um retrocesso ao seu tempo na Marinha Francesa como aspirante voluntário.

Siga a jornada de Charles no mapa