ESPECIALIZAÇÃOGestão em Negócios Internacionais

 

 

Disciplinas

​Cursos por campus e semestres


(Todos os cursos estão listados nesta página e são lecionadas em inglês)


Há diferentes trilhas disponíveis dependendo do campus:

Duas ênfases em Raleigh:
Tecnologias Internacionais e Desenvolvimento de Negócios (IT&BD), ou Marketing Analítico. Ênfase de Suzhou: Transformação da Ásia – Fabricando o Futuro. Ênfase de Paris: Estratégias Internacionais para Empreendimentos Globais. Ênfase Belo Horizonte: Oportunidades de Negócios em Mercados Emergentes. África do Sul, ênfase Cidade do Cabo: Estratégias Internacionais para Empreendimentos Internacionais.

Primeiro semestre
- A partir de Agosto/setembro
(Cursos centrais comuns e campus)

  • Importação e Exportação em um Mercado Global (Incoterms) – (Suzhou, Raleigh, Belo Horizonte, Paris, Cidade do Cabo);
  • Gerenciamento de Projetos Internacionais – (Suzhou, Raleigh, Belo Horizonte, Paris, Cidade do Cabo);
  • Internacionalização da Firma (com empresas locais) – (Suzhou, Raleigh, Belo Horizonte, Paris, Cidade do Cabo).

Cursos específicos (e campus)

  • Consultoria em Desenvolvimento de Negócios Internacionais – (Raleigh);
  • Gestão de Equipes Multiculturais – (Paris, Cidade do Cabo);
  • Gestão de Marketing Internacional – (Paris, Cidade do Cabo;
  • Gestão Global da Cadeia de Abastecimento – (Suzhou);
  • Empreendedorismo Internacional  – (Suzhou);
  • A globalização: Riscos, Desafios e Oportunidades para a América Latina  – (Belo Horizonte);
  • Liderança Global: uma Perspectiva Brasileira – (Belo Horizonte);
  • A Geopolítica da África –  (Cidade do Cabo).

Eletivas
(duas a serem escolhidas em Paris, Suzhou e Belo Horizonte; uma eletiva a ser escolhida em Raleigh)

  • Geopolítica dos Negócios Mundiais  – (Raleigh, Suzhou);
  • Gestão Global das Partes Interessadas  –  (Raleigh, Paris);
  • Balanced Scorecard for Strategy Execution – (Raleigh);
  • Open Innovation for Global Entrepreneurs – (Paris);
  • A Geopolítica da Europa  –  (Paris);
  • Aspectos Culturais dos Negócios – (Suzhou);
  • Estratégia de Comercialização para a América Latina – (Belo Horizonte);
  • Meio Ambiente, Sustentabilidade e Desenvolvimento na América Latina – (Belo Horizonte);
  • Marketing para Clientes Chineses – (Belo Horizonte);
  • Métodos de Pesquisa: Pré-requisito para TCC – (todos os campi).

Tópico especial – (Campus de Raleigh)

  • Competências Transculturais – (Raleigh).

Idiomas e Carreira

  • Empregabilidade e Carreira 1 (todos os campi);
  • Idiomas (todos os campi).

Semestre 1 –  total: 30 créditos


Semestre 2 - a partir de janeiro (e campi)

(veja abaixo as ênfases de Marketing Analítico em Raleigh)


Cursos centrais comuns (e campi)

  • Finanças Internacionais – (Suzhou, Raleigh ênfase TI&BD , Paris, Cidade do Cabo);
  • Simulação de Negócios Internacionais: SKEMA SIM – (Suzhou, Raleigh IT&BD track, Paris);
  • Desenvolvimento e Gerenciamento Global de Produtos – (Raleigh IT&BD track, Cidade do Cabo);
  • Gestão Internacional de Recursos Humanos – (Paris, Cidade do Cabo).

Cursos com uma perspectiva local (e campi)

  • Estratégia Avançada – (Suzhou, Raleigh IT&BD track, Paris, Cidade do Cabo);
  • Perspectivas no Direito dos Negócios nos EUA – (Raleigh IT&BD track);
  • Assuntos Jurídicos Europeus para as Empresas – (Paris);
  • China – Questões Legais para os Negócios – (Suzhou).

Cursos específicos

  • Gestão Tecnológica Internacional – (Raleigh IT&BD track);
  • Gestão em Ambiente Internacional sob uma Perspectiva Chinesa – (Suzhou);
  • Novos Modelos de Negócios: Aplicações de Internet em Negócios com foco na China – (Suzhou);
  • Questões de Sustentabilidade Global – (Cidade do Cabo).

Eletivas

(uma para ser escolhido em Paris; duas para serem escolhidas em Suzhou)

  • Gestão Internacional – (ênfase Raleigh IT&BD);
  • Gerenciamento de Riscos & Crises para Negócios Globais – (Raleigh IT&BD track, Paris);
  • Prática de Negociação – (Suzhou, Raleigh IT&BD track, Paris, Cidade do Cabo);
  • Falha e Renovação da empresa na China – (Suzhou);
  • Comunicação e Liderança Intercultural – (Suzhou);
  • Fazendo Negócios na África – (Cidade do Cabo);
  • Governança Corporativa Internacional – (Paris, Cidade do Cabo);
  • Lógica Efetiva e Aplicações Operacionais – (Paris).

Curso de Iniciativa Global de Treinamento / Tópico especial 2 para estudantes que retornam

  • Competências Transculturais (Ênfase Raleigh IT&BD).

Idioma e Carreira

  • Empregabilidade e Carreira 2 – (Suzhou, Raleigh, Belo Horizonte, Paris);
  • Francês ou Mandarim ou Português – (Suzhou, Raleigh, Belo Horizonte, Paris).

Raleigh Semestre 2 – Trilha Analítica de Marketing

Processo Comercial

  • Análise e Gestão de Relacionamento com o Cliente;
  • Gestão de Marketing no Ambiente Global.

Tecnologia

  • Marketing Digital Global;
  • Simulação de Negócios Internacionais: SKEMA SIM.

Análise Global

  • Social Media Marketing e Web Analytics.

Eletivas (escolha uma)

  • Análise de Marketing;
  • Programação para Análises.

Curso de Iniciativa de Treinamento Global / Tópico Especial para Estudantes que Retornam

  • Competências Transculturais;
  • Estratégias de Desenvolvimento de Negócios Internacionais para Empresas de Tecnologia Inovadora.

Idioma e carreira

  • Empregabilidade e Carreira 2;
  • Idiomas.

Semestre 2 – Total: 30 créditos.


TCC – (30 créditos) (todas ênfases)

*Estes detalhamentos são apenas informativos e podem ser alterados pela escola sem aviso prévio.


Por que escolher a SKEMA?
No topo dos rankings franceses e internacionais Veja os rankings
A Escola de Negócios Globais Vejas as notícias da SKEMA
Um ampla gama de Programas COMPARE